Encontrei meu blog de viagem abandonado no 4º mês. Bom, fiquei lá na Florida 9 meses e voltei para a santa terrinha brasileira no meio de agosto... cheia de saudades.Cheguei achando que minha vida voltaria ao 'normal', mas nunca é normal...
Bom, hoje estou aqui para falar desse nosso país. Grande e foda, mas e aí? Cadê a vantagem?
Primeiro, lá fora eu sempre senti um orgulho imenso de ser brasileira, adorava contar sobre as coisas e a beleza desse país, das pessoas alegres que adoram festejar.
Pois bem...
Chegando aqui, depois de reencontrar os amigos, me acertar com a família, estudar pra compensar, eu, finalmente, estou procurando um EMPREGO!
Uma tarefa que não é nada fácil e é totalmente desanimadora só de pensar nos salários oferecidos por aqui... Tá, eu sei que parece utópico....
Mas nos Estados Unidos nem uma faxineira de fast food ganha o que eu vou ganhar no Brasil quando me formar na USP. Absurdo? Não! Não estou dizendo que pretendo virar uma faxineira de fast food ilegal nos EUA! Mas sim que, a oportunidade de ter uma ótima qualidade de vida 'by yourself ' no Brasil é praticamente inexistente. E isso tá errado, porra! Sem falar nos altíssimos impostos, no governo corrupto, o transporte público infernal e agora até o Rio de Janeiro em guerra. Que beleza! E o povo finge que não vê.
Assim não dá...
"Qualquer pessoa em visita ao Brasil concordaria que os brasileiros, os cidadãos comuns, são um povo maravilhoso, alegre, gentil, espirituoso e paciente de uma inacreditável paciência. Vê-los esperar em filas por horas, literalmente por horas, em filas cujo ziguezague, esticado, equivaleria a duas ou três quadras, só para embarcar num ônibus avariado e dirigido da maneira mais imprudente com destino a suas minúsculas casas de subúrbio, onde as ruas provavelmente ainda aguardam conserto e o lixo não foi recolhido, onde talvez esteja até faltando água ver isso é assombrar-se com tamanha paciência. Outros povos sob provações semelhantes sem dúvida fariam uma revolução por mês."
-Elizabeth Bishop
Nenhum comentário:
Postar um comentário